O presidente do Sindicato dos Administradores no Estado de Minas Gerais (SAEMG), Adm. Maurício Pereira, se reuniu no último dia 15 de junho com o presidente da COPASA, Adm. Guilherme Augusto Duarte Faria, para tratar, entre outros, da redução (opcional) do horário de almoço e da manutenção do trabalho híbrido, reivindicações recorrentes da categoria.
Em relação ao horário do almoço, a proposta é reduzir o tempo de 2 para 1 hora. Tal medida beneficiaria tanto o empregado quanto a empresa. Ao optar pelo período reduzido, o funcionário teria mais tempo livre para se dedicar a outras atividades e, principalmente, o convívio familiar.
Nessa mesma linha, o presidente do SAEMG elencou a importância da manutenção do trabalho híbrido, uma modalidade que já vem sendo praticada por diversas empresas em todo o mundo e obteve grande avanço durante a pandemia, quando o formato em questão foi a saída para a continuidade das atividades empresariais.
Diversas pesquisas já apontaram os méritos do trabalho hibrido, inclusive, para o aumento da produtividade e principalmente na melhoria da qualidade de vida dos funcionários.
O SAEMG defende a modalidade de trabalho híbrido, e vem fazendo gestões junto às empresas para sua manutenção. “A tecnologia deve ser utilizada em toda sua plenitude e, neste caso, o meio ambiente também é beneficiado com a redução da poluição”, defende o presidente do SAEMG, Maurício Pereira.
A COPASA completou 59 anos e vem atuando na maioria das localidades mineiras e tem um ótimo conceito junto aos clientes. As exceções são algumas cidades que têm problemas crônicos de produção de água.
As críticas que o governador vem fazendo sobre a COPASA, na opinião do presidente do SAEMG, são injustas, principalmente sendo a COPASA uma economia mista, onde o poder Estadual nomeia todos os Diretores e conselheiros.
Durante o encontro, temas como o Marco Legal do Saneamento e as concessões também foram discutidos. A tendência é a de que novas reuniões sejam agendadas e as partes avancem nos debates que giram em torno das relações de trabalho dentro da empresa.