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Varejo: não subestime a força do Dia dos Pais

Varejo: não subestime a força do Dia dos Pais

Para turbinar o funil de vendas durante este período, é importante ter em mente que estamos na era da experiência do consumidor

Mesmo com todo seu potencial de vendas, o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de Agosto, não costuma ser tão celebrado entre os profissionais de marketing digital quanto datas com volume de vendas maior, como o Natal, Dia das Mães ou mesmo a Black Friday. Mas trata-se de uma ocasião que deve ser considerada com muita atenção. Tradicionalmente, o Dia dos Pais gera excelentes resultados para o comércio, e tudo indica que a data, neste ano, tem tudo para gerar negócios mais expressivos do que em 2017. Pelo menos é o que diz a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que aponta vendas de 3% a 5% maiores.

Para turbinar o funil de vendas durante este período, é importante ter em mente que estamos na era da experiência do consumidor, e que o foco de todas as ações e estratégias deve estar em oferecer ao cliente o melhor processo de compra possível. Dito isto, apresento as seguintes sugestões.

Aposte no mobile

O mobile commerce tem ganhado força na proporção do total de vendas realizadas por e-commerce. De acordo com estudo da E-commerce Foundation, as vendas realizadas por dispositivos móveis deveriam registrar aumento de 32% no acumulado de 2017 no Brasil.

Então é imprescindível que seu site seja responsivo e funcione bem em diferentes devices. Com tantas opções de lojas online disponíveis, o consumidor claramente deixará de lado aquelas cujas páginas apresentarem problemas de leitura ou de navegação. Invista em um design limpo, moderno e que ofereça navegação satisfatória ao usuário.

Facilite ser encontrado

Com a aproximação do Dia dos Pais, os lojistas veem um movimento cada vez maior de consumidores em busca de um presente. O ápice dessa procura geralmente ocorre no sábado anterior à data, com lojas físicas lotadas. Em um cenário destes, o consumidor que buscar informações sobre certo tipo de estabelecimento não irá se esforçar para descobrir onde ele está localizado e qual é seu horário de funcionamento. Ele simplesmente irá procurar outra opção.

Sugiro então duas estratégias. A primeira é manter atualizadas as informações e qualquer outro detalhe relevante sobre sua loja no Google Maps. A segunda é investir em técnicas de SEO, para garantir que seu site seja um dos primeiros a aparecer em uma busca por determinado produto, algo já muito importante em situações normais, e crucial para consumidores que têm pressa.

O timing certo

O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta excelente de marketing digital. Em datas como a Black Friday, os profissionais de marketing começam a utilizar esse recurso várias semanas antes. O motivo é que o público costuma se planejar com muita antecedência para fazer suas compras, que são geralmente de valor elevado. O mesmo não acontece no Dia dos Pais, em que as compras geralmente envolvem produtos com um ticket médio menor. Por esse motivo, os emails enviados nesta data devem abusar da assertividade e irem direto ao ponto. Fale na mensagem exatamente o que você está oferecendo, as promoções ou descontos que tem à disposição e, se for o caso, o prazo de validade desses preços.

Conheça seu público

Invista em plataformas que permitem coletar e analisar dados dos consumidores, para a extração de insights. Conhecer os hábitos desses indivíduos e saber o que seu público está comprando é fundamental para o planejamento de uma campanha de marketing.

Como adiantei, os produtos adquiridos para o Dia dos Pais costumam ser simples. De acordo com o SPC Brasil, os itens mais comprados para a data em 2017 foram roupas, perfumes e calçados. Mas isso não é uma regra. Que tal descobrir se há uma parcela de filhos dispostos a presentear seus pais com um automóvel de luxo ou uma viagem a Cancún?

Como podemos ver, o Dia dos Pais apresenta algumas peculiaridades quando comparado a outras datas comemorativas, e conhecer essas diferenças garante uma vantagem competitiva. Mas há um ponto que não muda: a necessidade de manter foco no consumidor.

*Edmardo Galli é CEO LATAM da IgnitionOne

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