Sindicato dos Administradores
no Estado de Minas Gerais

Notícias

A verdade por trás da extinção da BHTRANS

A verdade por trás da extinção da BHTRANS

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE BH

Quem sinaliza as ruas, mantem os semáforos, cuida do trânsito no carnaval, nas enchentes e todos os dias do ano? Quem sinaliza o trânsito nos acidentes e quando o carro estraga? E quem fiscaliza o transporte coletivo e cuida das estações? Você sabe?

Pois é… A BHTRANS, empresa premiada no Brasil e no exterior, um patrimônio da nossa cidade, com pessoal experiente e competente, que existe há mais de 30 anos para cuidar da mobilidade urbana de BH, vai acabar. Você sabia?

Os Vereadores de Belo Horizonte, não todos, mas muitos, aprovaram a Lei nº 11.319, de 22 de outubro de 2021, para acabar com a BHTrans.

E por quê?

A BHTrans estava fiscalizando e multando as empresas de ônibus por falta de cumprimento das viagens, por falta de cobrador e muitas outras infrações. As multas devidas pelas empresas já chegavam a mais de   R$ 30 MILHÕES!! E elas não queriam pagar.

Com a desculpa de investigar a BHTRANS, “abrir a caixa preta”, criaram uma CPI. E antes do final da CPI, já decidiram que a BHTRANS tinha que acabar. A quem interessava isso???

Ao final, não encontraram nada de errado, mas a Lei de extinção da BHTrans já estava aprovada. Entendeu?!?! 

No lugar da BHTrans, criaram uma autarquia. A SUMOB. Você já ouviu falar? Não? Hoje a SUMOB é a responsável pelo Transporte Coletivo.

Mas a SUMOB não cuida do trânsito? Não!! Quem cuida do trânsito ainda é a BHTRANS, porque a SUMOB não tem gente com essa experiência…

E o transporte melhorou com a chegada da SUMOB??

CLARO QUE NÃO!! NADA! Os empresários do transporte já receberam MUITO DINHEIRO após a chegada da SUMOB.

$$$$$ Há muitos interesses envolvidos $$$$$  Desde a aprovação da Lei, estão tentando montar a SUMOB. Contrataram pessoas ganhando muito, não fizeram concurso e estão gastando com alugueis e equipamentos com o dinheiro público, que é nosso. Não é fácil montar uma estrutura competente… E vão acabar com uma que já está pronta! Isso não é jogar dinheiro fora? !!!SIM!!!

E há outros interesses por trás da extinção?

Claro!!! O terreno da sede da BHTRANS no bairro Buritis, área nobre de BH!! Ele está atrelado à existência da empresa. Sempre existiram especulações de imobiliárias interessadas no terreno, que vale muitos milhões de reais.  Imaginem o trânsito intenso do Buritis e região, com várias torres construídas numa área em torno de 51 mil m²…Quem lucraria com isso??

E tem interesse político por trás disso tudo??? Sim, a Mobilidade Urbana, é um dos maiores motivos de votos. Por isso que no período que antecede às eleições, os políticos prometiam acabar com a BHTRANS, abrir a “Caixa Preta” e outras coisas relacionadas ao transporte e trânsito da cidade.

Mas quem administra a BHTRANS não é a Prefeitura??? Sim. A PBH é quem manda, juntamente com as pessoas indicadas por ela. A BHTRANS apenas executa.

E os empregados da BHTRANS? Como ficam?

Todos os anos de estudos e experiência, o concurso público feito e o sustento da família, tudo ameaçado. Dizem que alguns poderão ser cedidos por um tempo para a SUMOB. Mas e os outros? Ninguém sabe até quando terá emprego pois a extinção já virou Lei.

Isso é forma de tratar os servidores que passaram anos de sua vida se dedicando ao trabalho?? É muito desrespeito!! Apesar disso, os empregados, compromissados com a cidade, continuam aí atuando heroicamente em todas as ocorrências da cidade.

Contamos com a solidariedade dos belorizontinos nesse momento crucial da mobilidade da nossa cidade.

 

EMPREGADOS DA BHTRANS – Maio/2023

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Filie-se ao SAEMG

Planos de Saúde

O melhor plano de saúde estadual: UNIMED.

Diversos Convênios

Diversos convênios nas áreas de saúde (médico, odontológico e laboratorial), educação, turismo, lazer e serviços;

Assessoria Jurídica

Assessoria especializada e comprometida com a luta em defesa dos interesses dos filiados;

Homologação

Assistência nas homologações de recisões trabalhistas;