A KingHost, empresa de hospedagem de sites, listou 6 crenças que você definitivamente deve abandonar este ano para alcançar o sucesso do seu projeto online.
A história se repete a cada ano. Estamos sempre traçando metas e nem sempre conseguindo atingi-las e os motivos são os mais variados. Por vezes, somos guiados por algumas crenças que aprendemos em algum momento da vida e tomamos isso como verdades, sem questioná-las.
O início do ano geralmente é tomado por pensamento positivo coletivo, no qual uma grande parte da população está em busca de oportunidades e não é raro ver pessoas enxergando o universo online como uma grande aposta.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), 64,7% da população brasileira com idade superior a 10 anos têm acesso à internet. São mais de 116 milhões de brasileiros conectados à rede por meio de celulares (94,6%), computadores (63,7%) tablets (16,4%) e televisões (11.3%), segundo o IBGE. O número pode ser um dos fatores para explicar o crescimento de 15% no faturamento de e-commerce brasileiro, chegou aos R$ 69 bilhões em 2018.
Neste cenário, a KingHost, empresa de hospedagem de sites, preparou uma lista com 6 crenças relacionadas a sites que você deve abandonar em 2019 para alcançar o sucesso do seu negócio.
1) É só criar um site que ele aparece bem posicionado no Google
Essa talvez seja uma das principais crenças que precisam ser abandonadas e combatidas. Diariamente, dezenas de milhares sites são criados e o Google não tem como posicionar todos bem de forma automática. Portanto, precisamos ir à luta para conquistar o posicionamento de nossa marca, investindo esforços para alcançar um bom lugar orgânico entre todos os resultados.
Mas como entrar nessa batalha? Existem alguns critérios que os buscadores analisam para ranquear os sites nas páginas de resultados. Para deixar mais prático, seguem três dicas fundamentais nesse sentido.
Manter conteúdo atualizado e relevante
Investir em conteúdo é essencial para ser encontrado na web. Porém não basta apenas publicá-lo, é preciso atualizá-lo de tempo em tempo e entregar material relevante, que faça sentido para os leitores do seu site e que esteja relacionado ao seu negócio. Quanto melhor for a experiência dos seus leitores, mais chances de estar bem posicionado você estará.
Palavras-chave
Outra dica imprescindível, relacionada a SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos para Busca), é a escolha de palavras-chave para suas páginas. Leia mais sobre o que é SEO e fique apto para criar sua própria estratégia.
Segurança do usuário
Como comentado, quanto melhor for a experiência do usuário, mais chances seu site terá de ser bem avaliado pelo Google. Um fator importante nesse sentido é a segurança do usuário, caso seu site seja um e-commerce, por exemplo. O certificado SSL é um componente de segurança que garante a integridade de dados em transações pela internet. Ele assegura que todas as trocas de informações sejam criptografadas, impedindo a leitura por outros.
A busca pelos primeiros lugares nos resultados do Google não é algo que se obtém da noite pro dia, portanto é preciso calma e dedicação. Existem diversas ferramentas e técnicas que podem ajudar a alcançar um bom posicionamento nos buscadores online. Aplicar boas práticas de SEO, por exemplo, é uma alternativa que pode resultar em ótimos frutos.
Além disso, você deve ficar ligado em indicadores de performance, monitorando seu site e sempre aprendendo com o que dá certo e o que não dá.
2) A segurança do site não impacta no negócio
“Isso não vai acontecer comigo”, disse um amigo que teve um site invadido. Investir em segurança hoje em dia não é mais uma opção. Tanto que 70% dos consumidores online recorrem a selos de segurança em sites para garantir proteção no meio digital, segundo pesquisa da Conversion Digital 2017.
Uma importante dica compartilhada pelos mais experientes desenvolvedores: não deixe de atentar às atualizações de plugins, temas e extensões do seu site. Se for uma página feita no WordPress, saiba como mantê-la segura focando no backup de arquivos, plugins, rebots entre outros itens.
Aproveite que a plataforma possui uma extensa comunidade ao redor do mundo extremamente ativa e colaborativa e fique atento aos cuidados.
A manutenção de um site é um dos principais pontos para atentar. Entender como criar e manter um site é imprescindível para o sucesso e segurança do seu projeto.
3) “Ah, mas eu só vendo para o público X”
Com a democratização digital, não podemos ignorar que um produto pode ter diferentes públicos-alvo e que devemos entender as dores de cada um deles. Muitas empresas têm trabalhado com a estratégia de personas, para compreender de forma mais assertiva as necessidades dos diferentes públicos-alvo.
As personas são representações de diferentes públicos-alvo, mapeados e criados para representar os diferentes tipos de usuários. Portanto, saber como criá-las irá ajudar a direcionar melhor o negócio, contribuindo na tomada de decisões baseadas sempre nos usuários, no que eles se interessam e o que procuram.
4) “Eu fiz assim no passado e funcionou. Vai dar certo de novo”
Essa crença pode não estar relacionada diretamente a cuidados no seu site, porém pode afetar diretamente o seu projeto como um todo. É de extrema importância questionar e repensar a gestão de performance do seu negócio. Não é porque tal forma de gestão funcionou em uma empresa Y anos atrás, que você irá alcançar o mesmo sucesso repetindo a fórmula usada anteriormente.
Portanto, vale o reforço: mantenha-se atualizado. Além de ressignificar crenças antigas que podem prejudicar hoje em dia a performance do seu negócio, é mais do que recomendado constantemente repensar a gestão de resultados como um todo. Sobretudo se for considerado que,segundo pesquisa feita pelo Sebrae, 23% das empresas brasileiras de pequeno e médio porte não sobrevivem aos primeiros dois anos de mercado.
Neste cenário, torna-se relevante atentar para a gestão de performance e investir nesta cultura, dedicando e investindo esforços na manutenção de um negócio saudável e sustentável.
5) “O importante é ter meu site no ar, depois me preocupo com o resto”
Não! Não! Não! O planejamento para criar um site deve envolver o antes, durante e depois da sua página estar publicada.
Por exemplo, há certas situações nas quais contratamos agências ou desenvolvedores para criar nosso site e esquecemos de considerar os momentos futuros após a publicação da página. Não levamos em conta que frequentemente precisaremos atualizar o conteúdo, publicar materiais e novidades e, até mesmo, postagens para atrair mais visitantes e potenciais clientes.
Dito isso, aqui vai uma informação importante: para ter autonomia e facilidade no momento administrar as publicações do seu site, é recomendado que você construa sua página em um CMS (sigla para Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, em inglês).
Como o próprio nome diz, ele nos permite o gerenciamento de conteúdos em um site, muitas vezes de forma simples e intuitiva, sem a necessidade de solicitar a um desenvolvedor ou agência. Um exemplo de CMS muito usado no mundo todo é o WordPress, que possui inclusive hospedagens recomendadas para seu uso.
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Agora é o momento de abandonar essas crenças em focar no futuro do seu negócio. Lembre-se de sempre encarar todos os acertos e erros como aprendizados e compartilhá-los com o resto do seu time.