A BHTrans já não assume mais quando ocorrerão mudanças na circulação de ônibus na Avenida Cristiano Machado para a ampliação do sistema rápido por ônibus, o BRT/Move,

inicialmente previstas para sábado. No fim de fevereiro, o presidente da empresa que administra o trânsito da capital, Ramon Victor Cesar, anunciou a previsão de iniciar, no dia 22, a segunda etapa de funcionamento do corredor Cristiano Machado. Pelo planejamento, 17 linhas convencionais seriam transformadas em alimentadoras e radiais, passando a trafegar entre a Estação São Gabriel e bairros, sem passar pelo Centro. Com isso, alguns coletivos já deixariam de rodar nas pistas mistas, junto dos carros, na Cristiano Machado.

Na ocasião, a BHTrans informou que os detalhes da mudança dependeriam da conclusão das obras da Estação São Gabriel, prevista apenas para o fim de abril. Às vésperas da data indicada para implantar as alterações, a autarquia não fala mais em previsão e se limita a informar que a operação completa do sistema ocorrerá em maio.

“O início das operações nos novos trechos, bem como a oferta de novos serviços e integração de linhas ao sistema será feita em etapas, até o final de maio, com ampla divulgação junto aos usuários”, afirma, em nota. Em pouco mais de dois meses, a BHTrans terá o desafio de concluir todas as obras dos corredores Cristiano Machado e Antônio Carlos, além de saltar dos atuais 18 ônibus articulados em circulação em três linhas, para operar 428 ônibus do sistema Move antes da Copa do Mundo.

O coordenador dos cursos de transportes da Universidade Fumec, Márcio Aguiar, avalia que o andamento das obras da Estação São Gabriel tem relação direta com o cronograma das mudanças. “O terminal está ainda carente de estrutura para receber uma integração mais forte. Falta elevador, escada rolante, sinalização”, enumera. Além do ritmo da construção, o professor considera que traçar novas rotas e itinerários é tarefa complexa. “A mudança nas linhas exige um planejamento complexo e, se não for bem feito, pode prejudicar uma grande quantidade de pessoas”, ressalta.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) informa que a Estação São Gabriel será concluída no fim de abril, com o término da cobertura do telhado. Segundo a secretaria, as obras não atrapalham o funcionamento do terminal, com as plataformas de linhas troncais e alimentadoras em operação. O órgão municipal assume que no corredor Cristiano Machado do BRT/Move faltam concluir obras de acabamentos em passarelas novas e antigas. A mais atrasada é uma passarela sob responsabilidade do estado, que tem previsão para ser inaugurada em 30 de abril, segundo o órgão.

Leia mais…

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/03/19/interna_gerais,509364/segunda-etapa-do-brt-move-na-av-cristiano-machado-pode-ser-adiada.shtml


Published On: 19/03/2014Categories: Gerais

Compartilhe

Leave A Comment

Relacionados