O Estado de Minas Gerais é o campeão do desmatamento de Mata Atlântica no país pelo quarto ano seguido. Um mapeamento divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica

revelou  que Minas foi responsável por quase metade da destruição ocorrida entre os Estados que possuem o bioma (10.752 hectares), levando em conta  estudo de 2010 e 2011. Diante disso, o Ministério Público Estadual deu início a uma investigação e já entrou com duas ações civis contra os empreendimentos que desmataram o bioma ilegalmente. O órgão apontou falhas nas políticas ambientais e ineficiência na fiscalização estatal.

De acordo com  SOS Mata Atlântica , os resultados foram apresentados à Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais, no fim do ano passado, mas ainda não obteve respostas. O Estado ainda concentra cinco das dez cidades que mais desmataram, entre elas Novo Cruzeiro e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, que ocuparam o segundo e o quarto lugar do ranking, respectivamente. Por outro lado, o município de Santana de Pirapama – a cerca de 150 km de Belo Horizonte –, na região Central, é o sexto em maior conservação da vegetação nativa no país.

Published On: 06/06/2013Categories: Gerais

Compartilhe

Leave A Comment

Relacionados