Mas afinal, o que é ser um Administrador?

Quando batizada a profissão, as funções do Administrador eram delimitadas ao planejamento, organização, comando, coordenação e controle, no entanto, com a evolução da tecnologia, abertura de novos mercados e o aumento da concorrência, o papel do profissional de Administração sofreu diversas transformações se adaptando ao mundo moderno e, hoje, para ser administrador é preciso ser polivalente.

O ambiente empresarial, cada dia mais, vem passando por diversas mudanças que estão transformando aquilo que entendemos como administrar. Nessa nova Era globalizada, ser um bom gestor tem sido uma tarefa que requer muitas aptidões como saber liderar, delegar, estar atento e aberto a novas tendências, valorizar o trabalho em equipe, abrir espaço para criatividade, ser proativo, ousado, estimular inovações, apoiar os liderados e por aí vai. Para ser um bom Administrador moderno é preciso sair da caixinha de convenções e colocar a mão na massa em prol da equipe e da empresa.

Gerir é saber conduzir os passos de uma organização utilizando técnicas de gestão de forma eficiente, eficaz, criativa, mas com responsabilidade social e ambiental. E ter em mente que “estar” é muito diferente de “ser”, e quando uma pessoa se torna gestor, ela trabalhar com o objetivo focado em prestar o serviço da melhor maneira possível. Além disso, para ser um Administrador de sucesso, é preciso sair do burocrático ou técnico e ir para o humano, pois a tarefa básica da Administração é fazer as coisas por meio das pessoas.

A essência do Administrador não mudou muito ao longo dos anos, mas a forma como seu trabalho é executado teve uma reviravolta gigantesca nesse processo. Sabemos que os dias atuais são incertos e mutáveis, e nessa atual conjuntura, ser um profissional multifacetado é o que garantirá o sucesso na carreira e da empresa.

Ser administrador é mais do que apenas analisar, planejar e comandar, é preciso também gerir pessoas, definir ações, fornecer recursos, liderar, assumir responsabilidades e entre outras características. Se você que ser um profissional de sucesso saiba que, para crescer, ser bem visto no mercado e ter sua empresa competindo pareô a pareô com as outras, a gestão consciente e bom uso das funções administrativas é a porta de entrada nesse longo e incerto caminho.

Fonte: SINAERJ                                                       

Published On: 11/12/2014Categories: Destaques SAEMG

Compartilhe

Leave A Comment

Relacionados